-
Arquitetos: Fernando Miranda Monreal, José Requesens Aldea, Juan Pavez Aguilar; Juan Pavez Aguilar, José Requesens Aldea, Fernando Miranda Monreal
- Área: 4830 m²
- Ano: 2014
-
Fabricantes: CHC
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no Campus Eje Brasil da PUCV, corresponde a uma edificação de seis pavimentos e dois subsolos, somando um total de 4830 m² de construção que abriga principalmente laboratórios de pesquisa e docência, salas de aula, auditório, áreas de pós-graduação, cafeteria e livraria, escritórios administrativos e docentes para a Escola de Engenharia Bioquímica.
Os volumes da fachada são projetados segundo sua orientação cardeal, se abrindo para o norte (o mar) através de um exoesqueleto de concreto armado que se fecha para o sul. A luz e ventilação natural são repartidas através do vazio central.
Em relação ao anterior, o ordenamento programático responde à intensidade luminosa natural do edifício, locando os laboratórios e ambientes controlados para o sul, circulações e áreas de estar no vazio central (luz zenital). Escritórios administrativos e de docentes para o norte (o mar).
Como elemento urbano, a base do edifício se recua paulatinamente conformando um ante-jardim convergente para o acesso principal a fim de incorporar, no térreo, o espaço público da Avenida Brasil para o interior do edíficio.
Além disso, junto com o corpo de bombeiros de Valparaíso, foi instalado no térreo do edifício uma placa comemorativa aos 36 Mártires de Bombeiros falecidos no incêndio da antiga Barraca Schulze, ocorrido no dia 01 de Janeiro de 1953.